sexta-feira, 3 de maio de 2019

Uma Dose de Dados #03

Rubrica de considerações e ponderações demasiado prolixas sobre RPGs de mesa

A Minha Estante: Star Ace

Já se depararam com a expressão em inglês Old School Revival?

A sigla OSR é usada com frequência no marketing de RPGs para indicar que certo produto é uma reimpressão de um clássico ou altamente inspirado, ao ponto de emular, os estilos e proclividades desses ditos clássicos. A nostalgia, saudosismo e simples curiosidade dos revivalismos da velha-guarda fazem com que o entusiasta apaixonado, principalmente nesta era de distribuição digital, às vezes abra demais os cordões à bolsa povoando a sua biblioteca electrónica com curiosidades, raridades e estapafurdismos que nos saúdam com alegria dos anais da (relativamente) curta, mas vasta, história dos jogos de Role Play.

Star Ace Classic Set
RPG inspirado pelas aventuras de
Buck Rogers e Flash Gordon.

Para vosso gáudio - e não para sentir que estou a dar alguma utilidade a este meu coleccionismo obsessivo - envergo hoje umas figurativas lunetas na ponta do nariz e, de lampião em riste, enveredo pelas coleantes estantes do meu disco rígido, qual alfarrabista prospector, em busca de valiosos cartapácios... ou pelo menos de coisas engraçadas para mostrar.

Numa dessas prateleiras virtuais encontramos o Star Ace, um jogo dos anos 80, de ritmo solto, sobre aventuras temerárias no espaço sideral com um tom de ópera espacial da era do pulp dos anos quarenta: muita acção, muito melodrama, pouco rigor científico. Como diz o próprio produto "Este é um jogo de acção e aventura - não é um jogo de teorias e factos científicos. As teorias (ou factos) do paradigma científico actualmente aceite não são parte integral deste sistema de jogo."

O que é parte integral deste jogo são todas as bases necessárias para um(a) árbitro/a (ou CM, aqui chama-se Campaign Master) poder conduzir uma equipa de Ases Estelares numa missão em nome da Aliança Federada contra o enorme vulto do Império Galáctico enquanto a ameaça dos perigosos Xenófobos, que habitam o Núcleo da Galáxia, avança lenta mas seguramente para os subjugar a ambos.

Em termos mecânicos utiliza um sistema de resolução de tarefas com recurso a dados percentílicos (d100 - se não perceberem o que isto quer dizer leiam o anterior artigo desta rubrica aqui) e a uma tabela universal de resultados que vem nos manuais do jogo e no biombo de CM. Isso evita os cálculos complexos de alguns RPGs da época mas também significa que até interiorizarmos o uso da tabela, para cada tipo de acção tentada, o ritmo do combate fica aquém do desejável numa aventura com elevado grau de acção. Outro ponto negativo é a falta de novo material criado especificamente para este produto, uma vez que a empresa que o criou teve vida curta, ficando-se com a ideia de que o jogo original e as aventuras e suplementos publicados na altura eram apenas uma semente para um plano muito maior da parte dos autores.

Pacesetter System
Logótipo da empresa liderada
por John Rickets
Falando nos criadores, Star Ace foi originalmente publicado em 1984 pela Pacesetter Ltd, uma companhia de publicação - e oficina de criação - de jogos de mesa fundada por ex-profissionais da TSR (a editora original do Dungeons & Dragons) quando estes se viram sem emprego após a lendária empresa ter sido obrigada a despedir 75% dos seus recursos humanos para equilibrar contas. Uma história de empreendedorismo que não teve exactamente final feliz porque a Pacesetter fechou portas em 86 sem ter deixado grande marca no mundo dos jogos.

Haveria muito mais para dizer sobre este RPG (da Pacesetter falaremos mais no futuro) mas deixo ao vosso critério se a curiosidade ficou aguçada o suficiente para irem em busca de mais informações.

Peguem nas vossas pistolas laser, saltem para a carlinga da vossa nave espacial e façam esses dados rolar. Já sabem, há muitas coisas boas que se podem fazer em cima da mesa mas uma delas é jogar.

Até à próxima.🎲

Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma Dose de Dados #03

Rubrica de considerações e ponderações demasiado prolixas sobre RPGs de mesa A Minha Estante: Star Ace Já se depararam com a express...